Atendimento
(11) 4993-5400
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A organização de ligas e sociedades acadêmicas na Faculdade de Medicina do ABC é uma experiência de grande importância para a instituição há mais de três décadas. São entidades criadas e organizadas por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum, especialmente em áreas de especialidade do campo da saúde. Tem entre seus objetivos complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Realizam atividades extraclasses e desenvolvem ações assistenciais voltadas para a promoção à saúde e educação, criando oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da área da saúde.
 
Hoje, há registro de 51 Ligas e Sociedades Acadêmicas na FMABC. A maior presença ainda está no curso de medicina por ser o curso mais antigo da instituição.
 
Nos últimos 10 anos com a criação dos demais cursos na área da saúde, novas ligas surgiram com objetos distintos daqueles da medicina. Recentemente, os alunos e docentes estão sentindo a necessidade de instituir ligas de caráter interdisciplinar, acompanhando as novas exigências do setor saúde. Acredita-se que a interdisciplinaridade irá fortalecer as estratégias educacionais e assistenciais que buscam a integração dos diversos saberes e práticas.